Antes de mais nada, deixarei bem claro que estou apenas descrevendo o 1º termo de Publicidade e Propaganda da universidade em que estudo. Portanto, aqui estão inseridas apenas o meu ponto de vista e a forma como lidei com determinadas situações. Não tô generalizando todos os primeiros termos do mundo, hein, pelo amooor!
Oi, amigx! Se você está lendo este post, provavelmente é porque consegui passar na minha tão sonhada faculdade! Lembra quando eu estava meio abalada, mas confiante nos planos de Deus e escrevi esta carta pra você, na tentativa de explicar o que estava acontecendo dentro de mim? Hoje, vim aqui te dizer algumas coisas do que rolou no meu primeiro semestre. Tá preparadx?
Minha reação
O resultado da segunda chamada do ProUni saiu no dia 02 de Março, e, diferente da primeira vez, eu não estava tão ansiosa para saber o resultado. Algo dentro do meu coração me acalmava e quando chegou a hora de ver a lista, bati os olhos no meu nome e gritei muito!!! HAHAHA Chorei de alívio e abracei muito a minha mãezinha. Foi um dos momentos mais marcantes entre eu e ela, sabe? Às vezes, do nada, eu relembro aquela cena e não consigo conter o sorriso :)
Beleza, você passou, mas e a matrícula?
Olha, nem te conto! Na minha época de vestibulanda, eu sempre ouvia falar sobre a famigerada papelada do ProUni. Nunca levava a sério, pois achava que sempre rolava um exagero quando me contavam. Entretanto, querido amigx, é bem real! Foi uma luta pra achar cada holerite, ir no banco, cartório, xerox disso; xerox daquilo, carteirinha do ônibus, aaaaaaaah! Mas, é aquela coisa, né: eu corria atrás desses papéis feliz da vida, porque significava que eu estava bem perto de oficializar tudo!
O próximo passo foi ir até Presidente Prudente efetuar de vez a minha matrícula. Acordei bem cedinho e fui com o meu papai e com meu tio, de ônibus. Ao chegarmos lá, pegamos um táxi (indignada até hoje com o preço), pois não havia Uber por lá - e, incrivelmente, eis que aparece o Uber uma semana depois de eu já ter feito a matrícula '-' -, mas é isso aí, vida que segue. Não vou prolongar muito sobre o trajeto, mas pegar transporte público lotado é beeeem insano! HAHAHAH Moro em uma cidade pequena, então nunca uso, porque dá pra ir a pé, hehe. Ah, e detalhe: tivemos que ir nos dois campus - que são super distantes um do outro - e levamos o dia todo para completar essa missão. E é ÓBVIOOOO que eu quis dar uma passadinha no Shopping, né? ♥
Agora me fala sobre o primeiro dia!
Meninx do céu, de início, foi beeeem tenso! Meu primeiro dia foi na quarta-feira, 7 de março. Quando entrei na sala - demorei pra achar -, já havia uma galera por lá. Só entrei, fiz cara de simpática e sentei no fundão, na última carteira. Percebi alguns olhares curiosos, mas ninguém chegava pra falar comigo, perguntar se eu era nova ou algo assim. Me lembro de ter ficado triste, porém revoltada, porque por ser um curso de comunicação social, já achava que isso facilitaria as coisas. Só que beleza, continuei sentadinha, prestando atenção nas panelinhas que já era possível identificar, e esperei a professora chegar. A aula era de Língua Portuguesa I. Gostei.
Passou um tempo, chegou o intervalo. Ninguém havia falado comigo. Começou o segundo tempo e então me perguntaram se era meu primeiro dia e mais outras coisas sobre mim. Depois disso, consegui me sentir mais a vontade, já que antes a vontade era só de chorar kkk. Dica pra vocês: sejam legais com os novatos. Com o fim da aula, todo mundo foi saindo e eu não havia conseguido me aproximar de ninguém. Então, assumi minha responsabilidade como futura comunicóloga e puxei assunto com minhas meninas, que hoje formamos as Six!
Sabrina, Fernanda, Eduarda, Anna, Isabela e eu. |
Mas e aí, cê tá gostando do curso?
Eu sou completamente apaixonada pelo meu curso. Nunca achei que iria me sentir tão bem assistindo às aulas, parece que quando vou pra faculdade, não é algo contra a minha vontade, então se torna prazeroso. Pelo menos nesse primeiro termo, curti bastante os assuntos que estudamos. Minha faculdade é muito bem equipada, temos laboratórios de tudo quanto é coisa, ferramentas à disposição. Superou as minhas expectativas! Ah, e é claro que além das matérias empolgantes, também tem vários boys gatinhos, né! Impossível não se encantar por um kkkk PORÉM, FOCO NOS ESTUDOS, AMÉM.
Você acha que é muito diferente do Ensino Médio?
Sim e não. Entrei na faculdade com um pensamento de que seria a coisa mais difícil da minha vida. E, felizmente, fui tombada! Não sei se minha empolgação pelo curso facilitou as coisas, mas não é nada de outro mundo como outros falam. Os meus professores são demais, não rola aquela coisa de "você que se dane", todo mundo se ajuda. Até ganhei bombom da professora por ter ido bem numa prova! É um cuidado excelente, não tenho do que reclamar. O que mais achei parecido com o ensino médio foram as pessoas. Tem bastante gente de 17 anos por lá, assim como eu. Gosto da maioria do pessoal da turma e converso com eles. Essa parte de fazer amizade e tals foi bem de boa pra mim.
O que você fez de mais legal no primeiro termo?
Por mais incrível que pareça, eu amei apresentar seminários! E olha, tem bastante, viu! Também gostei das aulas práticas de fotografia, as histórias fantásticas da minha professora de Teoria da Comunicação, os trabalhos que outras salas faziam, cheios de amor e diversidade!
Seminário sobre o "Sobrenatural" |
Teve algo de que não gostou?
Bom, a parte mais chatinha é de ficar no ônibus quase uma hora e meia, na ida e na volta. Algumas aulas teóricas ficavam sonolentas demais e também alguns embustes que fazem a gente perder a cabeça, mas nada que um top respiro de paciência não resolva ;)
E essa surpreendente verdade?
A verdade é que é totalmente tranquilo e você vai tirar de letra. Não se deixe influenciar por comentários negativos, quem faz a faculdade é você e a forma como você enxerga o mundo influencia totalmente nisso. Tire suas próprias conclusões. Se organize, estude, e tenha fé em você mesmx!
É isso aí, amigx! Se tiver mais alguma dúvida, é só vir me perguntar. Adoro falar sobre isso!
Com amô,
Vitória.